Encontro capacita representantes para monitoramento e avaliação da gestão territorial

11/08/2010 16:56

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) organiza, entre 10 e 13 de agosto, em Brasília, o 1º Encontro das Células de Acompanhamento e Informação. Serão capacitados aproximadamente 34 representantes das 19 células das regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Norte.

O objetivo é orientar os coordenadores e técnicos das células dos projetos aprovados em parceria pela SDT/MDA/CNPq sobre gestão de territórios rurais. A proposta é articular universidades e territórios rurais para monitorar e avaliar a gestão territorial apoiada pelo Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat).

Para isto, a SDT disponibiliza o Sistema de Gestão Estratégica (SGE), que permite a coleta de dados nos territórios rurais e a geração de informações que subsidiem a gestão territorial. O SGE processa dados sobre identidade territorial, gestão dos colegiados, capacidades territoriais e Índice de Condições de Vida (ICV) da população do Território.

O secretário da SDT/MDA, Humberto Oliveira, esteve presente na abertura e destacou a importância das universidades para os projetos territoriais. Para ele, o meio acadêmico pode ajudar no monitoramento dos trabalhos dos Colegiados por meio de estudos e projetos voltados para melhoria da atuação dessas institucionalidades.

Dessa forma, pretende-se estimular o desenvolvimento dos processos de monitoramento e avaliação da qualidade dos resultados do Pronat. A capacitação combina exposição de conteúdos com treinamento em laboratório de informática. Também serão apresentadas referências conceituais, técnicas e políticas do desenvolvimento rural com enfoque territorial, ministradas pelos gestores da Secretaria.

 

Primeira edição

 

A primeira etapa do evento, realizada entre os dias 3 e 6 de agosto, também em Brasília, contou com 30 representantes das 18 células do Nordeste brasileiro. A programação contou com apresentações de referências conceituais, técnicas e políticas do desenvolvimento rural com enfoque territorial, ministradas pelo Grupo de Direção da SDT/MDA.

 

Funcionamento

 

As células de acompanhamento e informação são unidades operativas nos Territórios Rurais apoiadas pela SDT/MDA para coletar, registrar dados e analisar as informações geradas que alimentarão o SGE. Também cabe às células a tarefa de apoiar a gestão dos Colegiados Territoriais.

 

Ao todo, foram criadas 37 células, distribuídas por todos os estados do País. Cada segmento é composto por um professor coordenador, um colaborador e um profissional em tempo integral responsável pela unidade operativa. Além desses, integram o grupo dois estudantes bolsistas da própria universidade.

 

Fonte:Ministério do Desenvolvimento Agrário através do link https://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=5063224